Food tour em Hanói: Como provar o melhor da culinária do Vietnã

Vietna - Food

Sem sombra de dúvidas, a culinária é algo que me fascina. E como sair comendo qualquer coisa pela Ásia não é muito recomendável para o bom funcionamento gastro-intestinal, resolvi aceitar a oferta do hotel e comprar um Food Tour em Hanói, ou seja, experimentar a culinária local com um guia local explicando o que seria cada prato que colocávamos pra dentro.

Food tour em Hanoi

Fechamos o tour pelo nosso hotel, onde fomos ricos e finos, como vocês devem ter visto no primeiro post sobre o Vietnã. O tour custou a pequena bagatela de 25 dólares, incluindo o guia e todos os pratos que iríamos encarar dali pra frente. Todo o tour é feito a pé.

Pontualmente às 17h30 uma pessoa já me esperava no saguão do hotel de onde partiríamos para encontrar o restante do grupo. Daí já foram as primeiras emoções encarando o caótico e organizado trânsito de Hanói na garupa de uma vespa.

Não demorou muito e fui apresentado ao guia e aos demais integrantes do grupo que constituía de canadenses, britânico, americano e uma kiwi (neo-zelandesa). Fizemos nossa breve apresentação e partimos caminhando dali para nossa aventura gastronômica.

Food Tour Map Hanoi
Esse foi o trajeto percorrido pelo Food Tour em Hanoi

Fried cake e Shrimp cake

Nossa primeira parada já foi bem impactante. Um pequeno restaurante, onde você já entrava por dentro da cozinha que ficava instalado na “garagem”, vendo todos os utensílios e alimentos dispostos sobre bacias plásticas ou sobre as prateleiras de alvenaria. Passamos pela cozinheira, subimos um lance de escadas e nos alojamos num pequeno espaço onde nos seria servido nossa primeira amostra da culinária vietnamita.

Calor! Calor já definiu os primeiros momentos dentro do restaurante e o que também ficou marcado por todo nosso tour gastronômico. Não demorou muito e a primeira remessa chegou. A guia nos apresentou os pratos (Fried cake e Shrimp cake). Algo bem parecido com o nosso pastel brasileiro. Com um pote de alface e batatas quase cruas mergulhadas numa mistura de vinagre. Ela nos ofereceu os hashis e começamos a batalha. Provei um de cada, um pouco de salada e um pouco da batata. Comeria de novo se não fosse tão ensopado de óleo. Aliás, outro fator que marcou muito esse tour foi a quantidade de fritura ingerida. Aparentemente todo mundo gostou bastante da primeira rodada. A guia chamou e partimos para a próxima parada.

Bolo frito de camarão com salada
Bolo frito de camarão com salada

Steamed sticky rice with boiled chicken

A segunda parada já aparentava algo mais, digamos assim, tranquilo. Algo parecido com os nossos botecos do final de semana onde comemos aquele mocotó regado de uma cervejinha. Lá nos foi oferecido uma sopa de frango com arroz que a guia nos informou que seria um Steamed sticky rice with boiled chicken (arroz empapado com frango cozido). Acredito que foi o prato menos diferente que até mesmo minhas meninas comeriam. Também nos foi oferecido a Hanoi Beer que, apesar de não estar tão gelada, deu pra matar um pouquinho do calorzão do dia.

Bia Hanoi Vietnam
Foto por Jono Haysom

Pancake with rice paper

Nossa terceira parada tinha uma aparência de boteco de mercado central não turístico. Nos sentamos no fundo do galpão onde sofremos mais uma vez com o calor. Reparei em algo bem diferente da nossa realidade no Brasil e pude observar que esse padrão se repete em vários outros restaurantes de Hanoi, até mesmo na Pizza Hut do shopping. Uma cliente parecia comer desesperadamente seus pastéis e pra cada pastelzinho que ela comia, ela usava 3 folhas de guardanapo “espalha-gordura”e jogava no chão. Levei um choque no início até mesmo porque uma lixeira jazia enfeitando aos pés dela. Cultural. Não se espante. Nesse restaurante nos foi servido panqueca de carne com as folhas feitas arroz (Pancake with rice paper). Fiquei mais uma vez espantado do quão oleoso estava nossa refeição. Gente, sem noção! E eu já estava suplicando para ter dois estômagos de tanto que eu comia.

Food tour em Hanoi - Panqueca em Hanoi Vietnam
Panqueca enrolada com folha de arroz

Salad Fruit

Em seguida veio o prato que eu mais amei nesse food walk tour. A SOBREMESA <3.

Turma no Food walk tour de Hanoi
Turma no Food walk tour de Hanoi

Paramos e sentamos em cadeiras e mesas de jardim de infância no meio da rua para saborear uma salada de frutas, com manga, fruta do dragão, mamão, abacate, jaca, melancia, gelatina de limão, leite de coco e leite condensado. Sério, queria agora trocar um fígado por outro estômago. Teve gente que comeu só a metade. Tive a vergonha de não pedir pra comer o que os outros deixaram no prato. Dessa vez, não teve repeteco. Que tristeza.

Food tour em Hanoi - Sobremesas em Hanoi Vietnam
Salada de fruta com muito amor (leite de coco) <3

Crab noodle soup

Continuamos rolando andando pelas ruas da cidade até o cruzamento mais famoso de Hanói, onde há um prédio de 5 andares de restaurantes de padrão nível A com seus letreiros neon brilhantes. Lá perto (e não no sofisticado prédio) fizemos nossa quinta parada. Entrando por um bequinho adentramos uma salinha climatizada (Obrigado Universo) e nos foi servido uma sopa de macarrão com caranguejo (Crab noodle soup). Usamos mais uma vez hashi e uma colher e a refeição estava deliciosa, apesar de não ter sentido muito o gosto do caranguejo.

Food tour em Hanoi - Sopa de macarrão com Caranguejo Hanoi Vietnam
Sopa de macarrão de arroz com Caranguejo

Egg Coffee

Agora iríamos para nossa sexta e última parada. Provar o mais famoso café do Vietnã. O café com ovo (gemada). Entramos no Café Giang 39, o único lugar turístico de nosso tour. Tivemos quatro opções de bebidas. Café quente, café gelado, chocolate quente ou chocolate gelado. Todos com a gemada incluída. As pessoas se dividiram na escolha. Muitas escolheram a bebida gelada pelo baita calor do momento e, apesar das minhas gordices de ser fanático por doce, acabei escolhendo o tradicional café quente. O café é bem cremoso e eu sinceramente gostei e tomaria de novo. Mas da próxima vez, vou pedir o chocolate quente que é minha preferência.

Chocolate com ovo em Hanoi Vietnam
Chocolate com ovo

Depois de tanto comer, seria impossível descobrir qual das refeições poderia me fazer mal… ou até mesmo pelo simples fato de ter ficado empanturrado de comida. Mas, a nossa senhora da gastronomia nos protegeu e o dia seguinte continuou tudo lindo e maravilhoso. Rs.

Vale a pena fazer um food tour em Hanói?

Todas as pessoas que fizeram o tour esse dia gostaram e nenhum disse que não o faria novamente. Mas, se você não tem estômago para encarar esses pratos e locais pouco turísticos. FUJA! Não é para os fracos. Renata e Joyce (que são chatas para comer) claro que não encararam o food tour. Mas, se você é aventureiro, faça! Eu faria de novo sem sombra de dúvidas.

O tour custou 25 dólares e visitamos 6 lugares. Com uma média de 4 dólares por local, comi muito! Claro que se você explorar sozinho esses locais, vai pagar bem mais barato. O que acontece é que provavelmente você não conseguirá achar esses locais sozinhos, além da explicação (em inglês) do que você está comendo. Então, se você está de passagem e quer explorar o local, acredito que o preço seja justo. Gostei, amei e recomendo demais a experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *