Trusted House Sitters – Como se hospedar de graça pelo mundo

Trusted House Sitters

Quando decidimos em setembro de 2015 que iríamos fazer uma viagem de um ano ao redor do mundo, começamos a pesquisar em modo hard como tirar o melhor proveito para viajar sem ir à falência.

Em uma de nossas pesquisas, conhecemos o site do Trusted House Sitters e vimos ali uma boa oportunidade de troca de experiências, vivenciar ainda mais a cultura local e economizar. Depois de termos duas boas oportunidades, resolvemos contar um pouco sobre como se hospedar de graça pelo mundo.

E o que é o Trusted House Sitters?

O Trusted House Sitters é uma comunidade onde pessoas que possuem animais de estimação oferecem suas casas para outras pessoas. O dono da casa não precisa deixar o pet num hotel e o pet sitter não precisa pagar pela hospedagem. Um processo ganha-ganha.

Passeio matinal diário com Carlos e Julian
Passeio matinal diário com Carlos e Julian

Mas isso funciona? Trusted House Sitter é confiável?

Em um mundo caótico e “perigoso” no qual vivemos, pensar em algo assim parece impossível. Quando escutamos algo desse tipo, nossa cultura grita em nosso ouvido  “Tá LOUCO que vou deixar minha casa e meu filhote com um desconhecido? Nem …”.

Porém, quem começa a viajar muito, percebe que o mundo não é tão perigoso assim quanto vemos na televisão.

O Trusted House Sitter possui várias ferramentas para “proteger” o dono da casa. Uma das medidas que o site adota é que precisamos enviar um nada consta da Polícia Federal do nosso país. Além disso, outra forma de “garantia” são as avaliações que você vai conquistando a cada experiência.

Quanto mais informações tiver no seu perfil, mais confiança você vai transmitir e maiores serão as suas chances de conseguir uma casa. Se tiver experiências com animais, capriche! Nós, por exemplo, já perdemos uma oportunidade porque a anfitriã optou por uma australiana que trabalhava como adestradora de cães. Fotos com animais também contam pontos a seu favor!

Como funciona o Trusted House Sitters?

Logo após o cadastro, você começa a ter acesso às oportunidades em aberto ao redor do mundo. Quando alguma oferta te interessar, você envia uma mensagem para o anfitrião falando de você e tentando convencê-lo de que você é a melhor opção que ele poderá ter pra cuidar da casa e do seu pet. =)

Projeto Aventura Mundo - Trusted House Sitter - Hanoi - Vietnã
Kooki, nossa gatinha do Vietnã

É fácil conseguir uma casa?

Única coisa fácil nessa vida é mastigar água. Rsrs. Não é fácil conseguir uma casa.

A maior parte das ofertas no Trusted House Sitters são para Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Existem ofertas também para outros países da Europa, Asia, Oriente Médio e America Central com uma frequência um pouco menor. Para o Brasil só vi umas duas oportunidades em Floripa ao longo de um ano.

Os locais são bons?

Quanto mais bem localizado for a casa ofertada, mais propostas o dono da casa vai receber. Por exemplo, uma casa na região central de Londres recebe uma média de 50 mensagens de viajantes. Se for mais afastada dos grandes centros urbanos, menos concorrentes. A desvantagem pode ser o deslocamento que você terá que fazer até os locais interessantes da região.

Quantos dias posso ficar na casa?

Vai variar para cada oferta. Pode ser 2, 3, 5, 7, 10, 15, 30, 60 dias… Vai depender do pedido do dono da casa. Não existe regra mínima nem máxima para quantidade de dias. Já vimos oportunidades de até 1 ano. A maior quantidade de ofertas são para curtos períodos.
Em nossa experiência na Malásia a nossa anfitriã nos permitiu chegar dias antes e nos permitiu ficar mais dias se fosse necessário.

Projeto Aventura Mundo - Trusted House Sitters
Família Pamda Brazil com seus pets Julian and Carlos

Quanto eu preciso pagar?

Você precisa pagar apenas a anuidade no site do Trusted House Sitters que custa 119 dólares atualmente. Depois disso, não precisa pagar mais nada por um ano. Nem na casa onde você vai ficar.

Se você fizer sua inscrição através do nosso link, você recebe 20% de desconto e a gente ganha mais dois meses em nossa assinatura. 🙂

Tem mais algum benefício?

Não necessariamente, mas nas duas oportunidades que tivemos até agora, os donos deixaram ainda uma moto à nossa disposição. Em Hanói (Vietnã) ainda tivemos duas bicicletas que usamos muito para conhecer a cidade. Também mantiveram a ajuda da faxineira.

Além disso, geralmente a casa tem internet e você vai ter uma cozinha pra economizar com as refeições.

Julian querendo proteção contra a tempestade de relâmpagos
Julian querendo proteção contra a tempestade de relâmpagos

O Trusted House Sitters vai funcionar pra mim?

Vou dividir esse tópico em duas partes:

Pra quem serve esse site?

  • Pra quem gosta AMA animais.
  • Pra quem está viajando por um longo período de tempo.
  • Pra quem quer fazer um intercâmbio (lembrando que você não vai poder sair de casa num dia pela manhã e voltar só no outro dia a noite, por exemplo).
  • Pra quem quer economizar na viagem.
  • Pra quem quer um maior contato com os nativos, fazer compras em feirinhas e cortar cabelo a 5 reais no cafofo da esquina.

Pra quem NÃO vai servir esse site:

  • Pra quem está de férias e quer conhecer várias cidades em um curto período de tempo
  • Pra quem não gosta de animais de estimação ou tem muita alergia a pêlos
  • Pra quem não quer compromisso de dormir na casa todos os dias, nem obrigação de cuidar de um animal

Como ter mais chances de conseguir uma casa?

  • As maiores ofertas são para os meses de janeiro, julho e dezembro, em que grande parte das pessoas entram de férias.
  • Na mensagem que você for enviar para o proprietário, tente mostrar o seu diferencial para se destacar no meio da multidão. Nós sempre oferecemos fotos profissionais para o pet e uma mensagem com uma pitada de humor.
  • Tente sempre mostrar POR QUÊ o anfitrião deve escolher você para ficar na casa dele.

É 100% garantido eu conseguir uma casa?

Garantia 100% só no Paraguai que dizem: “La garantia soy yo!”.

Infelizmente, não! Não é 100% garantido. Em 1 ano de assinatura, aplicamos para 18 lugares e conseguimos 2 casas. Mas isso resultou em uma economia de mais de 2 meses de hospedagem, além da economia em prepararmos nossa própria comida. Considerando que se foram 7 meses de viagem e que estamos na região com menos ofertas, o balanço foi bem positivo.

Por onde começar mesmo?

  • Se você já tem uma viagem se aproximando, faça sua inscrição no Trusted House Sitters. Lembre de fazer pelo nosso link para ganhar aquele desconto! Não faça sua inscrição com muita antecedência, já que seus meses já começarão a contar. Acesse: www.aventuramundo.com.br/ths
  • Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto e aumentar suas chances de conseguir uma casa nessa modalidade, o pessoal do blog Vida Cigana também teve experiência e eles lançaram um e-book com mais informações sobre o assunto. Clique aqui e saiba mais.

 

Então é isso, turma. Quem quiser acompanhar um pouco mais da nossa aventura, se inscreva em nossas redes sociais: instagram, Facebook e Youtube.

Agora, conta aí embaixo pra gente! O que vocês acham desse tipo de experiência? Ficou ainda alguma dúvida que não tenhamos respondido acima? Deixe seu comentário abaixo!

Abraço,

Pamda José.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *